segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

ORIGEM DA CAPOEIRA - PARTE V/VI



PARTE V/VI


Mas voltando a nossa ideia da origem da capoeira, nesse lugar, chamado de capoeira, o africano tentava desenvolver um método de evitar ou reduzir o castigo que ele sofria. Não podia reagir abertamente porque seria morto, imagine um escravo dando um soco na cara do dono da fazenda ou do capataz, estava morto. Mas também ficar apanhando daquele cara é chato. Então a capoeira começou nesse local chamado capoeira essencialmente defensiva, de escape, de negaça, de engano, pra evitar ou reduzir o impacto de um golpe, reduzir o sofrimento. 

Muito jogo de chão, aí ela entrava na parte do escapismo, porque é difícil você atingir uma pessoa quando ela está se movimentando, não à sua altura, mas no chão. Esse foi o início básico da capoeira, a troca de ideias entre os africanos, que tipo de defesa, que tipo de ardil ele podia usar. Naturalmente, a medida que o tempo foi passando, entre eles, esse treinamento, foi incorporando golpes de contra ataque até que a capoeira se tornou efetivamente mais ofensiva. Mas, o ponto central, é que só Salvador e o entorno da Baía de Todos os Santos reuniu condições pra no inicio da colonização através da grande quantidade de mão de obra escrava e a situação relativamente tranquila, a capoeira se desenvolvesse. Alguns capoeiristas, a exemplo do mestre Saci, alegam que a capoeira poderia ter sido urbana e não rural. 

Rampa do Mercado Modelo - SSA/BA
Bom, o próprio nome capoeira implica numa área de mato e devido exatamente a esse transporte intenso de víveres para Salvador, com mão de obra escrava, a embarcação quando chegava no porto esperando a maré encher, ou carregando e descarregando, os escravos treinavam capoeira. O mestre saveirista também, é porisso que geralmente o mestre de saveiro era também um bom capoeirista. Daí, não é que ela tivesse origem no cais de Salvador. Houve muita capoeira que evoluiu em cais, mas tanto de Salvador como no cais das cidades do recôncavo, do interior baiano. Essa é a ideia básica da origem da capoeira. Eu não encontrei fora de Salvador, fora da Bahia, condições onde ela pudesse evoluir.

PARTE IV/VI

Como aqui era a sede do Governo Geral, havia Câmara, havia Juiz, havia todo um assentamento legal, tinha um pelourinho. É natural que toda essa gente precisasse de comer e a Baía de Todos os Santos, o maior acidente geográfico dessa natureza aqui no Brasil, com suas águas calmas, propiciava que no seu entorno houvesse, além desses engenhos, criação de gado, criação de galinha, plantação de hortifrutigranjeiros, e o transporte dessas cidades que foram chamadas zonas do recôncavo, São Felix, Cachoeira, Maragogipe, Nazaré das Farinhas, Muritiba, o transporte era feito por embarcações dentro da baía, também com mão de obra escrava. Além desses fatores políticos e geográficos, tem um fator humano interessante. Duas figuras históricas, logo no começo da colonização, ajudaram muito o desenvolvimento e a criar um ambiente de certa tranquilidade. Os índios que eram uma ameaça, uma dificuldade, em outros locais do Brasil, aqui o nosso Caramurú, Diogo Alvares Correia, casou-se com duas filhas do cacique e tinha um trânsito muito bom entre os indígenas. 

Castelo da Torre - 1ª edificação portuguesa no Brasil
Um parente de Tomé de Sousa, da família Garcia D'Avila, a cerca de 100 Km ao norte de Salvador, construiu o Castelo da Torre, que existe até hoje, e também tinha uma ascendência muito grande sobre os índios. Criou gado. Tinha um exército particular maior do que o exército português. A esquadra portuguesa podia ter abrigo na nossa baía. Todas essas condições levaram a uma população expressiva aqui em Salvador e uma quantidade muito grande de mão de obra escrava. Bom, à medida que o escravo, também tradição da capoeira, não aceitar o domínio, abrindo um parêntese, esse domínio, na época por um fato histórico foi do branco sobre o negro, mas Mestre Bimba sempre falava que capoeira não tem cor e nem tem dono, capoeira é um pensamento, muito mais do que uma luta é uma estratégia, ele não chamava de estratégia, chamava de malandragem, mas agente pode traduzir por estratégia, de você não aceitar o domínio do mais forte sobre o mais fraco. Pode ser um domínio econômico, pode ser um domínio físico, pode ser um domínio político, pode ser até o domínio do marido sobre a mulher. Hoje, esse domínio é daquele que detêm o capital sobre os que tem pouco ou nada tem. Mas não é uma coisa exclusiva da etnia negra, o conhecimento é uma coisa universal.






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