terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ORIGEM DA CAPOEIRA - PARTE VI/VI - FINAL



FINAL
Chegada da Família Real no Rio de Janeiro
A partir de 1808, com a vinda da Família Real para o Brasil, houve uma necessidade muito grande de mão de obra lá, porque não foi só a Família Real, houve uma quantidade de navios muito grande, toda a corte portuguesa fugindo com medo de Napoleão. Esses escravos para atenderem a corte portuguesa no Rio de Janeiro, não poderiam ser recém chegados da África, tinham de ser já abrasileirados, já falando português, então o que aconteceu: a Bahia enviou, vamos dizer exportou, muita mão de obra escrava pra lá inclusive com interesse de lucro e esses escravos levaram o conhecimento para o Rio de Janeiro. As grandes manifestações, os capoeiras do Rio de Janeiro, acontecem a partir dessa data. A mesma coisa aconteceu em Minas Gerais, quando houve uma maior exploração das jazidas auríferas. Houve necessidade de uma mão de obra escrava. Alem dos que vinham diretamente da África, muitos escravos da Bahia foi pra lá e levou o conhecimento da capoeira. Hoje a capoeira esta disseminada em todo o mundo inclusive na África, mas a sua origem é aqui em Salvador e na zona rural.
Eu estou a disposição de vocês para qualquer duvida, se quiserem fazer consultas através do blog, e queria agradecer pela oportunidade que tive de expressar minhas ideias, o resultado das minhas pesquisas. Vocês do Blogbimba o meu abraço.

NOTA DA EDIÇÃO
Prezados leitores do BLOGBIMBA. 
Agradecemos a brilhante audiência e as manifestações recebidas de diferentes partes do mundo. A narrativa, apresentada em formato didático, cumpriu com a sua função de esclarecer pontos controversos sobre a origem da capoeira. Leitores do Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica e Japão visualizaram e expressaram a sua opinião sobre o tema.
O próximo trabalho, nessa linha de edição, apresentará, também com exclusividade, o Acervo de Mestre Itapoan, considerado o maior conjunto de documentos do mundo sobre Mestre Bimba.








Um comentário:

Unknown disse...

Mestre , parabens pela matéria e gostaria de pdeir que publicasse algo sobre a formatura de 2012, se precisar de material me avise, tenho fotos e videos do evento, axé!
Prof Bambam Capoeira