quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ORIGEM DA CAPOEIRA - Parte II





TEXTO:

Parte I
Oto Roberto Malta Santos, urso branco, 1ª geração de Bimba, é mestre em administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor renomado de várias disciplinas na área de administração, desenvolve estudos sobre a história do Brasil e brinda os leitores do BLOGBIMBA com exclusiva narrativa, esclarecedora de diversas questões sempre presentes nas conversas de capoeira. Boa tarde mestre Oto!

Prezados fãs do Blogbimba. 
Essas dúvidas que nos tem chegado, são dúvidas relativamente comuns. Várias vezes os interessados em capoeira, os pesquisadores, exatamente por ser uma atividade que começou na clandestinidade, começou ilegal, não há muitos registros, não há anotações. Existem documentos históricos relacionados direta ou indiretamente, mas registros históricos, do início, da origem da capoeira, são muito raros, daí sempre surgirem essas dúvidas. Que dúvidas seriam essas? 
A capoeira veio da África com os africanos ou a capoeira foi desenvolvida no Brasil; a capoeira é baiana ou é de outra localidade do Brasil; a capoeira é rural ou é urbana; a capoeira tem alguma influência indígena? Então, essas dúvidas eu gostaria de trazer para vocês, a título de colaboração, o resultado de algumas pesquisas que fiz ajudado por outros mestres e companheiros que também são interessados nesses assuntos. 

Parte II
Primeiro! A capoeira não veio da África, as raízes são africanas. Ela começou a ser desenvolvida pelos africanos, mas aqui no Brasil. Isso é facilmente comprovável porque não existe nenhuma atividade sequer parecida com a capoeira, com toda a sua riqueza, a musicalidade, os movimentos, a luta, a filosofia. Existem na África como em outras localidades, até na América do Sul, algumas lutas primitivas, alguns movimentos acrobáticos, como a famosa Dança da Zebra, mas ali era só exibicionismo para impressionar as mocinhas na idade de casar. Não era uma luta, não havia acompanhamento musical, não havia filosofia, não tinha nada a ver.

 O instrumento sim, o berimbau ele veio da África, mas ele era utilizado em cerimonias religiosas, em eventos sociais, como casamentos, aniversários, festividades, não era para acompanhar a luta e fato também interessante, a música, o ritmo tem na África, só que a musicalidade agente encontra no Norte da África e o berimbau no Sul, no meio tem o deserto de Saara. Só foi possível o encontro desse ritmo com esse instrumento aqui no Brasil, porque os escravos eram de várias etnias. Se existe influência indígena, a única influência é o nome, o nome capoeira, caapoeira, é tupi-guarani, se refere a um local limpo, arado, capinado, aplainado, onde era, entre outras atividades, local de criação de galinha, daí a expressão capoeira de galinha. Servia de depósito e servia também nas reuniões dos escravos nos momentos de lazer. 


Assim, deve ter começado a capoeira. Nesses momentos de lazer, os folguedos, o uso de instrumentos primitivos, passos de dança, acrobacias e a troca de idéias. Uma das tradições básicas da capoeira é a socialização entre os heterogêneos, porque a única forma dos escravos se tornarem mais fortes para reagir ao domínio branco, era exatamente a socialização entre eles, falando línguas diferentes, com costumes diferentes, com cultura diferente. Aqui na Bahia mesmo tinha os Malês que sabiam escrever, sabiam matemática, eram muçulmanos, mas, fica ainda a pergunta: Em que local do Brasil e se isso ocorreu numa cidade ou no interior?       Continua na Parte III. 





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