quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ORIGEM DA CAPOEIRA - Parte I



Prezados leitores do BLOGBIMBA.

Iniciamos a narrativa sobre a origem da capoeira, por mestre OTO. 
São seis vídeos com publicação programada para 29(2:46) e 30/11(3:47), 01(3:03), 02(3:59), 03(3:53) e 04/12(3:23). As narrativas são acompanhadas de texto para uma melhor fixação. 
Os comentários devem ser feitos no proprio blog, a fim de que todos os leitores possam compartilhar.

Esperamos que a sua expectativa seja atendida!




TEXTO:
Oto Roberto Malta Santos, urso branco, 1ª geração de Bimba, é mestre em administração pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor renomado de várias disciplinas na área de administração, desenvolve estudos sobre a história do Brasil e brinda os leitores do BLOGBIMBA com exclusiva narrativa, esclarecedora de diversas questões sempre presentes nas conversas de capoeira. Boa tarde mestre Oto!

Prezados fãs do Blogbimba. 
Essas dúvidas que nos tem chegado, são dúvidas relativamente comuns. Várias vezes os interessados em capoeira, os pesquisadores, exatamente por ser uma atividade que começou na clandestinidade, começou ilegal, não há muitos registros, não há anotações. Existem documentos históricos relacionados direta ou indiretamente, mas registros históricos, do início, da origem da capoeira, são muito raros, daí sempre surgirem essas dúvidas. Que dúvidas seriam essas? 
A capoeira veio da África com os africanos ou a capoeira foi desenvolvida no Brasil; a capoeira é baiana ou é de outra localidade do Brasil; a capoeira é rural ou é urbana; a capoeira tem alguma influência indígena? Então, essas dúvidas eu gostaria de trazer para vocês, a título de colaboração, o resultado de algumas pesquisas que fiz ajudado por outros mestres e companheiros que também são interessados nesses assuntos. Continua na parte II.



DICA: Para visualizar as matérias publicadas no mês, clique no Gadget CONTEÚDO e escolha o período.

Nenhum comentário: