quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FACULDADE JORGE AMADO



A projeção do filme Capoeira Iluminada foi o ponto de partida para a vivência realizada pela UNIJORGE, em comemoração ao centenário de outro grande baiano: Jorge Amado.
Cada vez mais se consolida no meio acadêmico o entendimento sobre o grande educador que foi Mestre Bimba. A UFBA outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa, mostrando com essa homenagem um viés do trabalho até então não percebido pelas pessoas e instituições.
A introdução pela UNIJORGE na sua grade curricular da disciplina Capoeira, consolida esse entendimento e o trás para o centro das discussões acadêmicas, melhor estruturando  a história da capoeira e conduzindo-a para uma reflexão sobre a sua adaptação no fluxo normal do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Não são os mais fortes e nem os mais inteligentes que sobrevivem, mas os que melhor se adaptam às transformações do meio ambiente e da sociedade, dizia Charles Darwin. E foi esse o tema mais discutido nessa vivência. O futuro. Como ela caminhará e se adaptará sem perder a sua essência.
A preocupação com a preservação da memória é real. Os acervos existentes, construídos pelo resgate da documentação oficial - infelizmente somente disponível a partir da segunda metade do século XIX - e da oralidade e o tempo presente que está sendo organizado, acompanhado e registrado pelos detentores dos acervos. Como opor-se a que não sejam perdidos, como eles se ajuntarão e se estruturarão para as gerações futuras, como esses protagonistas garantirão a perpetuidade dos seus registros.
Um dos maiores acervos do mundo sobre capoeira está na Bahia, e o seu mentor, mestre Itapoan, presente ao evento, externa esse desassossego.

MESTRE ZAMBI

Mestre Zambi, 3ª geração de Bimba, titular da disciplina Capoeira, juntamente com o Prof. João Franco, com qualidade inerente, mostraram aos seus alunos o momento histórico que lhes estavam sendo possibilitado, com a presença de nomes da capoeira regional que ajudaram a construir a história que hoje lhes é mostrada na Universidade e a riqueza dos relatos desses protagonistas, ali presentes, a enriquecer com analises sustentadas por experiências vividas.

A Turma de Bimba, representada pela 1ª geração de discípulos, Xaréu, Itapoan, Agulhão, Boinha e Soló, agradece a UNIJORGE pela oportunidade do encontro com jovens universitários interessados em conhecer a trajetória desse grande homem que enche de orgulho a todos nós baianos: Mestre Bimba.

PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA




2 comentários:

Hellio Campos - Mestre Xaréu disse...

A vivência aconteceu durante a 7ª Encontro Interdisciplinar de Cultura Tecnologia e Educação - INTERCUTE 2012. A presença da Capoeira neste evento marca definitivamente a presença como uma atividade de pesquisa, cultura e educação que merece ser discutida em profundidade. A presença dos mestres Itapoan, Soló, Boinha e Agulhão trouxe uma dinâmica diferenciada nas discussões, pois os mesmos além de pesquisadores tiveram o privilégio de viver por longos anos a Capoeira Regional e os ensinamento de Mestre Bimba. Obrigado aos amigos capoeiristas da Turma de Bimba. A contribuição de vocês foi inestimável. Grande abraço Mestre Xaréu

Nelsival Menezes disse...

PARABÉNS aos integrantes dessa Fundação e do Blog. gostei e me disponibilizo não só como Presidente da Federação de Capoeira do Estado da Bahia como também pesquisador com tese de doutorado em treinamento desportivo tendo como tema a Capoeira. Sou Ex Aluno do Mestre Ezequiel e implantamos a capoeira no Futebol tendo como equipe acolhedora a do Esporte Clube Bahia.
Abraços
Nelsival Menezes
Professor