quarta-feira, 11 de maio de 2011

As viagens de Mestre Nenel

Recentemente estive no Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia - IPAC para uma formalidade de assinatura de Termo de Compromisso com a concessionária dos serviços de água no Estado da Bahia - EMBASA, para fins de normalizar o abastecimento da água na Fundação Mestre Bimba - FMB, que há cinco anos foi cortada. Enquanto aguardava os procedimentos burocráticos de praxe, comecei a pensar sobre o quanto é baixa a auto-estima que cada de nós, brasileiros, temos por si. Quando entrei no belíssimo casarão onde funciona o IPAC, na rua 28 de dezembro, centro histórico de Salvador, todos as pessoas que por mim passava, perguntava: "como está Mestre NENEL?", e eu respondia: "está na Europa para uma temporada de trabalho".
O que se passou nas cabeças daquelas pessoas, o que estavam pensando acerca do Mestre NENEL? Talvez ocorresse que a FMB e o Mestre NENEL estivessem com grandes disponibilidades de caixa, "pois só anda no exterior...", frase que já escutei algumas vezes.
Não percebi quando me chamaram para atendimento de tão absorto que estava nos meus pensamentos:
- Desculpe-me, disse, dirigindo-me para a pessoa que houvera me chamado.
Como se impelido por uma vontade que não me era costumeira, chamei àtenção das três pessoas que estavam na sala e disse:
- Imaginem que Mestre NENEL, pessoa tão conhecida de vocês e dos atores ligadas a cultura na Bahia, precisa viajar para o exterior a fim de ganhar dinheiro para o sustento da sua família, porque aqui na Bahia, sua terra natal, onde é conhecido e admirado, além de ser filho de Mestre Bimba, nome que o mundo todo conhece, não encontra trabalho e ainda temos o dissabor de ler em jornais dirigentes de entidades públicas relatarem que os capoeiristas não sabem escrever projeto.
O Mestre viajou preocupado, mas confiante, pois houvera planejado cuidadosamente o seu roteiro. Antes de viajar ele me disse: "Mestre, vou desembarcar na Europa devendo €1.600, dinheiro que tomei emprestado para comprar a passagem, mas Deus vai me ajudar e vou ganhar um dinheirinho para não voltar de mãos vazias".
Esse é o NENEL. Um Bandeirante moderno, que desbrava o desconhecido.
Continuei, motivado pela atenção dos que me ouviam, lembrando que o fato de eu estar ali naquele momento representava uma ausência muito grande de sensibilidade para enxergar os valores da nossa terra. Uma Fundação que luta para preservar o legado de Mestre Bimba, contribuindo, dessa forma, para a preservação de um marco cultural baiano, transformado em Patrimônio Nacional pelo Ministério da Cultura, que não tem receita, que vive de pequenas doações e da abnegação dos seus membros, tem a água restringida por anos e ainda tem que negociar uma gigantesca dívida para pagamento em 60 meses.
Essa é a lei, sabemos, mas será que ela é aplicada com imparcialidade?
Todos me ouviam silenciosamente. Fui atendido com cortesia e me despedi.
Soló (10/05/2011)

Roteiro de Mestre Nenel na Europa:
Alemanha De 13 a 18/04/2011 e de 02 a 09/05/2011
Líbano De 19 a 26/04/2011
Bélgica De 27/04 a 01/05/2011
Croácia De 10 a 17/05/2011
Itália De 18 a 23/05/2011
Suíça De 24 a 30/05/2011
República Tcheca De 01 a 07/06/2011

Nenhum comentário: